Pular para o conteúdo
Voltar

Secretário Nacional de Defesa Civil vem a Cuiabá para tratar de redução do risco de desastres

O 1º Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres é organizado pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, ligada à Casa Civil, e ocorre nas próximas quarta e quinta-feira (30 e 31.10), no Cenarium Rural
Carol Sanford | Secom-MT | Cuiabá - MT

Secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Alves - Foto por: Divulgação
Secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Alves
A | A

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, vem a Cuiabá na próxima semana para falar a respeito das políticas nacionais para prevenção e redução dos riscos de desastres. Ele será um dos palestrantes do 1º Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres e abordará o tema “O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”.

O encontro é organizado pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, ligada à Casa Civil, e ocorre nas próximas quarta e quinta-feira (30 e 31.10), no Cenarium Rural. A abertura do evento está marcada para terça-feira (30.10), às 8h30, com a presença de autoridades.

O objetivo da palestra de Alexandre Alves é discutir formas de compreender como e quando eventos adversos podem se tornar um desastre e, nesse sentido, promover ações para a redução dos problemas. A palestra do coronel será a primeira do seminário, às 9h30, no dia 30.

De acordo com o secretário, a realidade brasileira pode ser caracterizada pela frequência dos desastres naturais cíclicos, especialmente as inundações em todo o país, seca na Região Nordeste e um crescente aumento dos desastres tecnológicos, devido ao crescimento urbano desordenado, às migrações internas e ao fenômeno da urbanização acelerada sem a disponibilidade dos serviços essenciais.

“Os municípios devem estar preparados para atender imediatamente a população atingida, reduzindo perdas materiais e humanas. Por isso, a importância de cada cidade criar um órgão que trate da redução dos riscos e da eficácia na resposta imediata aos desastres”, destaca Alexandre.

Alexandre Lucas Alves é coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, formado em Ciências Militares, com ênfase em defesa social, e especialista em estratégias de segurança pública. Ele já realizou cursos de aperfeiçoamento em redução de desastres naturais e prevenção de riscos na Alemanha.

O seminário

O 1º Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres tem o objetivo de apresentar as ações da Defesa Civil Estadual, fomentar a pesquisa com foco na redução de risco de desastres, produzir conhecimento acerca dos desastres no território mato-grossense, encorajar a participação popular nas ações de Defesa Civil e incentivar a criação das coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil.

“Acreditamos que aliar pesquisa científica e políticas públicas, além do correto planejamento urbano, pode contribuir de maneira significativa para a prevenção dos desastres e mitigação dos danos. É com essa tônica que pensamos a realização do seminário”, destaca o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, César Viana de Brum.

Além do secretário nacional, também estão previstas palestras com o vice chefe para as Américas do Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres, Nahuel Arenas, com a vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos de Desastres, Patrícia Sottoriva, e com o coordenador de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres, Tiago Molina Schnorr, entre outros palestrantes.





Editorias