Defesa Civil emitirá alertas de riscos de desastres pela TV por assinatura a partir de hoje

Todos os usuários da TV por assinatura do Estado receberão as mensagens, entre 18:30 e 20:30 horas.
Assessoria Defesa Civil | Cuiabá

Alerta de riscos de desastres - Foto por: ANATEL
Alerta de riscos de desastres

A partir de hoje (18.11), estará disponível o sistema de envios de alertas pela TV por assinatura no Estado de Mato Grosso. A nova modalidade de alertas é prevista na Regulação 656/2016 da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL e é fruto da estratégia da defesa civil de prover meios efetivos e de baixo custo para possibilitar um maior contato com a população, garantindo uma maior proteção e efetividade nas ações de preparação para desastres.

Assim, o envio de alertas via TV por assinatura se junta aos canais SMS e Google alertas públicos, o alerta via TV por assinatura tem vantagem sobre o SMS, por não precisar de cadastro prévio por parte da população, ou seja, cerca de 198 mil pessoas receberão os alertas no Estado de Mato Grosso.

Outra particularidade é que, se o risco de desastre for para um determinado bairro, ainda assim a mensagem será enviada para todas as TV´s da cidade.

Na primeira semana de implementação do projeto no Estado haverá o envio de mensagens de campanha, que tem o objetivo de informar sobre os alertas que serão enviados via TV.

Segundo a ANATEL, o assinante de TV por assinatura receberá a mensagem de alerta em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com duração de dez segundos. O cliente não precisa realizar qualquer cadastro para receber as notificações de emergência. Também, não é possível cancelar o recebimento das notificações.