Sistema de alerta da Defesa Civil é utilizado para divulgar informações sobre o novo coronavírus

O sistema de alertas da Defesa Civil, conhecido como IDAP, tem a gestão nacional conduzida pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Assessoria Defesa Civil | Cuiabá

- Foto por: Assessoria Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado de Mato Grosso está utilizando o serviço de alertas sobre riscos de desastres para informar a população sobre como se proteger contra o novo coronavírus.

Desde março os mato-grossenses, nos 141 municípios, recebem as mensagens via SMS com alertas, informações e dicas de prevenção.

“Agora, além dos alertas sobre riscos de desastres, a população irá receber orientações e informações sobre o novo coronavírus, principalmente a classificação de risco para adoção de medidas restritivas de controle e combate ao coronavírus”, explicou o Secretário Adjunto de Proteção e Defesa Civil, Cel BM Cesar Brum.

Segundo dados da ANATEL, Mato Grosso possui hoje 123.016 telefones cadastrados, alcançando 3,53% de uma população de 3.484.466, ocupando a 11ª posição no ranking dos estados que utilizam o serviço de alertas via SMS.

“Não chegamos ainda a 5% da população no estado e a intenção é que a gente aumente ainda mais essa base de cadastros nos próximos dias, para alertar e informar mais pessoas” afirmou o Secretário.

Cadastro

Para se cadastrar bastar encaminhar um SMS com o número do seu CEP para 40199. O serviço é gratuito.

Consultar

Para consultar se o você já possui um CEP cadastrado, envie a mensagem “consultar” para o número 40199.

Caso o usuário tenha ao menos um CEP cadastrado com o status “cadastrado”, ele receberá o(s) cep(s) cadastrado conforme a seguinte mensagem:

“Para este número de celular existe(m) o(s) seguinte(s) CEP(s) cadastrados: 00000000,00000000,00000000”

Caso o usuário não possua nenhum CEP cadastrado, ele receberá a seguinte mensagem:

“Para este número de celular não existe CEP cadastrado. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espaços ou hifens “

Cancelar

No caso em que o usuário desejar cancelar o serviço, basta enviar a mensagem “sair”, para o número 40199, em seguida ele receberá a seguinte mensagem:

“Cancelamento com sucesso do terminal:00000”.

Ajuda

Para obter a lista de comandos o usuário deverá encaminhar “ajuda” para o número 40199.

O sistema retornará a lista dos comandos (CADASTRAR, CONSULTAR e SAIR CEP), com a seguinte mensagem:

“Para cadastro envie o número do CEP para 40199. Para cancelamento envie SAIR e o CEP para 40199. Para consultar CEP cadastrado envie CONSULTAR para 40199”.