Pular para o conteúdo
Voltar

Integrando a Sala de Situação da SEMA-MT, Defesa Civil passa a colaborar com o projeto Monitor de Secas

Monitor de Secas, projeto da Agência Nacional de Águas e Saneamento - ANA, é conduzido no Estado pela Sala de Situação da SEMA
Assessoria da Defesa Civil

Agente de Defesa Civil em monitoramento de campo - Foto por: Defesa Civil do Sergipe
Agente de Defesa Civil em monitoramento de campo
A | A

     A Defesa Civil Estadual, a convite da Sala de Situação da SEMA-MT, passou a compor o projeto Monitor de Secas, conduzido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento - ANA e, a partir de agora, passa a monitorar sistematicamente esse evento e a divulgar o Mapa Síntese do Traçado do Monitor de Secas, como se vê abaixo o do mês de Junho.

     As variações notáveis apresentadas no Mapa do Monitor de Secas do mês de junho de 2021 (Figura 1b) em comparação ao mês anterior (Figura 1a) são feitos por Região e por Unidade da Federação, acompanhando-se o surgimento, desaparecimento, evolução ou involução do fenômeno da seca em cada uma dessas áreas.

     Na Região Centro-Oeste, devido à piora nos indicadores, ocorreu o aumento das áreas com seca grave (S2) e/ou extrema (S3) nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. Por outro lado, devido às chuvas acima da média na região central de Mato Grosso do Sul, houve atenuação da seca, que passou de moderada (S1) para fraca (S0).

     Com o início do monitoramento em Mato Grosso, o destaque vai para as porções de seca extrema (S3) registradas no sul e sudeste do estado.

     A Defesa Civil colabora com a Sala de Situação da Sema-MT na etapa de validação do mapa com dados complementares de suas redes de monitoramento e/ou informações de campo repassadas pelos observadores de impactos locais. 





Editorias