Pular para o conteúdo
Voltar

Período de chuvas no Estado de Mato Grosso

Lohanna/SAPDEC

- Foto por: Lohanna/SAPDEC
A | A

Período de chuvas no Estado de Mato Grosso 


A equipe da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, está no município de Paranatinga, à 380 km de Cuiabá, em atendimento a solicitação do Prefeito Josimar Marques Barbosa, após o transtorno causado pelas fortes chuvas que caíram no município, no dia 01 de dezembro.
O município já possui um histórico de enchentes e alagamentos; sendo que no ano de 2005 tem-se o registro de cerca de 1.200 pessoas afetadas, e em 2007 cerca de 1.733 pessoas.

A equipe da Defesa Civil do Estado, está juntamente com uma equipe da prefeitura fazendo o levantamento dos danos e prejuízos provocados pelas águas, vistoriando a situação de pontes, bueiros, taludes de rodovias, e áreas que sofreram com inundações e alagamentos; orientando sobre os procedimentos para a criação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), e lançamento dos dados levantados no S2ID - Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.
Até o momento tem-se o registro de 2.770 munícipes afetados, principalmente moradores de comunidades rurais, e ainda as alterações nas vias rurais provocam prejuízos econômicos pela dificuldade no escoamento da produção de grãos, de gado de corte e leite. Tem-se ainda o registro de alteração no sistema de captação de água. Porém providências estão sendo tomadas e o abastecimento deve voltar a sua normalidade gradativamente.

Após os levantamentos realizados, serão produzidos relatórios para subsidiar o prefeito na decretação de situação de emergência, e posterior encaminhamento para homologação do Estado e reconhecimento do Governo Federal, para que possa ser solicitado recursos para o restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução das obras públicas destruídas.

A equipe continua no município para avaliar a situação, avaliando a extensão dos danos e prejuízos causados pela chuva e as medidas a serem adotadas. A imprensa local do município realizou uma entrevista com o Gerente de Operações e Assistência, 2° Sgt Marcelo Granja Fontes no dia 05/12/2018.
 veja a entrevista completa!

http://paranatinganews.com.br/paranatinga/defesa-civil---vai-incluir-paranatinga-em-programa-do-governo-federal/127625240#

 

 

Outros Municípios:


No município de Feliz Natal a 512,5 km de Cuiabá foi decretado situação de emergência, devido às chuvas intensas e tempestades locais – convectivas, em algumas regiões comunidades estão isoladas, até o momento o número de afetados são de 2.268 pessoas. Em algumas localidades o tráfego foi interrompido devido ao número de bueiros que dão acesso a 3 comunidades. A equipe de Proteção e Defesa Civil realizou o levantamento de dados para avaliar a situação, e tomar medidas preventivas.

No município de Nova bandeirantes o número de pessoas afetadas é de 11.300, o tráfego foi interrompido devido a ponte principal ter sido levada pela enxurrada. De forma paliativa há um desvio de 16 quilômetros em rodovia vicinal na zona rural, caminhões de grande carga foram impedidos de passar da balsa até o município, não há números de desabrigados ou desalojados até o momento, a equipe de Proteção e Defesa Civil, junto com o poder público municipal continua fazendo o levantamento de dados para avaliar a situação, avaliando a extensão dos danos e prejuízos causados pela chuva.






Veja Também

Editorias